domingo, 3 de agosto de 2014

CRONOLOGIA DA HISTÓRIA DE ROMA

1º MILÊNIO a.C. = LATINOS FUNDAM ALDEIAS NO LÁCIO.
753 a.C. = FUNDAÇÃO MÍTICA DE ROMA POR RÔMULO.
SÉCULO VII a.C. = ETRUSCOS INVADEM O LÁCIO E UNIFICAM AS ALDEIAS. A UNIFICAÇÃO DÁ ORIGEM A ROMA. TEM INÍCIO O PERÍODO MONÁRQUICO.
509 a.C. = EXPULSÃO DO REI ETRUSCO, TARQUÍNIO II, E INÍCIO DA REPÚBLICA.
493 a.C. = PLEBEUS SE RECUSAM A PARTICIPAR DAS GUERRAS E EXIGEM ALTERAÇÕES NA POLÍTICA E NA SOCIEDADE ROMANA. PARA RESPONDER À PRESSÃO, É CRIADO O TRIBUNATO DA PLEBE, ENCARREGADO DE DEFENDER OS DIREITOS DOS PLEBEUS.
450 a.C. POR PRESSÃO DOS PLEBEUS, É ESCRITA A LEI DAS DOZE TÁBUAS. TRATA-SE DA COMPILAÇÃO DOS COSTUMES ROMANOS INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA JURÍDICA DA GRÉCIA. SURGE A FIGURA DO ADVOGADO, ENCARREGADO DE CONHECER AS LEIS, ACOMPANHAR OS PROCESSOS E DEFENDER SEUS CLIENTES NO TRIBUNAL.
445 a.C. = LEI CANULEIA QUE PERMITE O CASAMENTO ENTRE PATRÍCIOS E PLEBEUS.
367 a.C. = PROMULGADAS AS LEIS LICÍNIAS, QUE CONCEDEM DIVERSOS BENEFÍCIOS AOS PLEBEUS; FIM DA ESCRAVIDÃO POR DÍVIDA, ACESSO ÀS TERRAS CONQUISTADAS PELOS EXÉRCITOS ROMANOS, GARANTIA DE QUE UM DOS CÔNSULES SERIA PLEBEU.
265 a.C. = CONQUISTA DA MAGNA GRÉCIA, REGIÃO OCUPADA PELAS COLÔNIAS GREGAS NO SUL DA PENÍNSULA ITÁLICA. COM A CONQUISTA, TODA A PENÍNSULA ITÁLICA PASSA PARA O DOMÍNIO DE ROMA. NO ANO SEGUINTE, TEM INÍCIO O PROCESSO DE EXPANSÃO POR OUTRAS REGIÕES.
264 a.C. - 241 a.C. = PRIMEIRA GUERRA PÚNICA. DERROTADA, CARTAGO (CIDADE PRÓSPERA DO NORTE DA ÁFRICA) ENTREGA A ROMA AS ILHAS DA CÓRSEGA (NA ATUAL FRANÇA), A SARDENHA E A SICÍLIA ( QUE HOJE PERTENCEM A ITÁLIA).
218 a.C. - 201 a.C. = SEGUNDA GUERRA PÚNICA. OS ROMANOS EXPULSAM OS CARTAGINESES QUE HAVIAM INVADIDO O NORTE DA PENÍNSULA ITÁLICA E OCUPAM A REGIÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA.
197 a.C. - 146 a.C. = OS ROMANOS CONQUISTAM A MACEDÔNIA (197 a.C.), A SÍRIA, PARTES DA ÁSIA MENOR (190 a.C.) E A GRÉCIA (146 a.C.), NA PENÍNSULA BALCÂNICA.
149 a.C. - 146 a.C. = TERCEIRA GUERRA PÚNICA. O EXÉRCITO DE ROMA DESTRÓI CARTAGO E CONSOLIDA SEU PODER NA REGIÃO DO MEDITERRÂNEO.
133 a.C. - 121 a.C. = OS IRMÃOS TIBÉRIO E CAIO GRACO PROPÕEM UMA REFORMA AGRÁRIA PARA FAVORECER OS PLEBEUS. A REAÇÃO NEGATIVA DOS PATRÍCIOS PROVOCA A MORTE DE AMBOS.
73 a.C. - 71 a.C. = O GLADIADOR ESPÁRTACO LIDERA UMA DAS MAIORES REVOLTAS DE ESCRAVOS. DEPOIS DE DOIS ANOS DE LUTA, SEU EXÉRCITO, QUE CHEGA A REUNIR 60 MIL ESCRAVOS, É DERROTADO PELAS LEGIÕES ROMANAS. OS SOBREVIVENTES SÃO CRUCIFICADOS.
60 a.C. = OS GENERAIS CRASSO, POMPEU E JÚLIO CÉSAR FORMAM O PRIMEIRO TRIUNVIRATO, GOVERNO DE TRÊS PESSOAS. PARA NÃO DEPENDER DO SENADO, ELES ESTABELECEM UMA NOVA FORMA DE ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA.
58 a.C. - 51 a.C. = JÚLIO CÉSAR LIDERA CAMPANHAS MILITARES QUE CONQUISTAM A GÁLIA (ATUAL FRANÇA E TERRITÓRIOS VIZINHOS) E A BRITÂNIA (ATUAL INGLATERRA).
49 a.C. = COM A MORTE DE CRASSO (NO ANO DE 53 a.C.), POMPEU E JÚLIO CÉSAR COMEÇAM A LUTAR PELO PODER, INICIANDO UMA GUERRA CIVIL. NO ANO DE 49 a.C. TROPAS DE JÚLIO CÉSAR INVADEM A PENÍNSULA ITÁLICA. POMPEU FOGE PARA O EGITO, ONDE É DERROTADO E MORTO.
46 a.C. = COM A VITÓRIA, JÚLIO CÉSAR PASSA A CENTRALIZAR O PODER. DECLARADO DITADOR VITALÍCIO, ESTABELECE REFORMAS ADMINISTRATIVAS E POLÍTICAS.
44 a.C. = DURANTE UMA SESSÃO NO SENADO, JÚLIO CÉSAR É ASSASSINADO A PUNHALADAS POR UM GRUPO DE SESSENTA SENADORES ROMANOS.
43 a.C. COM APOIO POPULAR E ADESÃO DAS TROPAS, TEM INÍCIO O SEGUNDO TRIUNVIRATO, FORMADO POR: CAIO OTÁVIO (SOBRINHO E FILHO ADOTIVO DE JÚLIO CÉSAR), MARCO ANTÔNIO (O CÔNSUL) E O GENERAL LÉPIDO.
36 a.C. - 31 a.C. = DIVERGÊNCIAS INTERNAS ROMPEM O EQUILÍBRIO DO TRIUNVIRATO. LÉPIDO É EXPULSO E MARCO ANTÔNIO SE UNE A RAINHA EGÍPCIA CLEÓPATRA, MAS É DERROTADO PELAS FORÇAS DE CAIO OTÁVIO. O EGITO SE TORNA UMA PROVÍNCIA ROMANA.
27 a.C. = O SENADO CONCEDE A OTÁVIO O TÍTULO DE AUGUSTO E O EXÉRCITO O ACLAMA COMO IMPERADOR. INICIA O PERÍODO DO IMPÉRIO ROMANO. OTÁVIO PROMOVE DIVERSAS REFORMAS NA SOCIEDADE ROMANA.
96 - 192 = REINADO DA DINASTIA DOS ANTONINOS. PERÍODO DE MAIOR ESPLENDOR DO IMPÉRIO ROMANO.
212 = EXTENSÃO DA CIDADANIA ROMANA A TODOS OS HABITANTES LIVRES DO IMPÉRIO.
382 = O CRISTIANISMO É DECLARADO RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO.
395 = DIVISÃO DO IMPÉRIO ROMANO EM OCIDENTE (CAPITAL EM MILÃO) E ORIENTE (CAPITAL EM CONSTANTINOPLA). O IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE TORNOU-SE MAIS TARDE NO IMPÉRIO BIZANTINO.
410 = ROMA É SAQUEADA PELOS VISIGODOS, UM DOS POVOS GERMÂNICOS QUE MIGRARAM PARA O SUL DA EUROPA.
476 = RÔMULO AUGUSTO, ÚLTIMO IMPERADOR DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE É DEPOSTO POR ODOACRO, REI DOS HÉRULOS (POVO GERMÂNICO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário